Freddie Ford, o pioneiro robô feito com peças de carros; Conheça!

17. junho 2020 22:14 | Texto por Thais Coronado

Nos anos 60, com o avanço da tecnologia e da corrida espacial, os robôs ganharam força no imaginário popular e a Ford criou o seu primeiro autômato, batizado como Freddie Ford. Com 2,74 metros de altura e construído com peças de carros Ford da época, como Mustang, Thunderbird e Granada, era usado para exibição em shopping centers, eventos e feiras de automóveis.

Freddie acabou gerando uma família, com irmãos que como ele passavam o tempo viajando pela América para entreter o público e contar a história de excelência da engenharia da Ford. Seu primeiro papel foi como assistente de mágico, em 1965, numa apresentação de 15 minutos dentro no road-show Mundo Mágico da Ford.

O seu design foi inspirado num cavaleiro medieval com armadura. Tinha antenas de rádio nos ouvidos, luzes de estacionamento do Mustang nos olhos e a luz de ré do Thunderbird na boca, além de uma luz de pisca no topo da cabeça. As articulações dos ombros eram feitas de calotas e os braços, de ressonadores e amortecedores de picapes. As mãos traziam sapatas de freio e os pés, bandejas de óleo da Mercury. Seus lados eram feitos da metade de um motor Comet completo, com carburador. No peito, exibia medidores de pressão, amperagem, temperatura e combustível do Thunderbird. Quando ligado, os indicadores do robô funcionavam e ele podia conversar.

A segunda geração do Freddie Ford também foi feita principalmente com peças de carros da Ford. Ele tinha até uma câmera de televisão no nariz para poder ver com quem estava falando. No peito, havia um velocímetro do Mustang com hodômetro que registrava os quilômetros enquanto ele falava, um rádio AM/FM estéreo, luzes do painel do Mustang e um cinto de segurança. Seus joelhos eram construídos com tampas de combustível do Mustang e os grandes pés, com reservatórios de óleo.

 

Hoje, a Ford ainda conserva uma versão do Freddie nos arquivos da sua sede mundial, em Dearborn, EUA. Ela é do início dos anos 80, ainda funciona e, quando se pressiona o botão, responde a uma das 12 perguntas pré-programadas sobre produtos da Ford de 1982.

Que demais essa história, aposto que você amou também!

Comentários:
Aguardem novas promoções

novidades em breve

[Veja mais]

NOME
E-MAIL
BANDA
MÚSICA
 
  • 01.   CPM 22 - Perdas

    02.   Nx Zero - Modo Avião

    03.   Scalene - Surreal

    04.   Fly - Cabelo de Algodão

    05.   Tiago Iorc - Dia Especial

    06.   Luan Santana - Escreve aí

    07.   Banda do Mar - Mais Ninguém

    08.   Efelix - Segundo Plano

    09.   Against the Current - Talk

    10.   Supercombo - Piloto Automático

    11.   Scambo - Roda Gigante

    12.   Foo Fighters - Something From Nothing

    13.   Scracho - Divina Comédia

    14.   Versalle - Verde Mansidão

    15.   Mc Biel - Pimenta

    16.   Instinto - Agradeço ao Rock N' Roll

    17.   Paramore - Last Hope

    18.   Violetta - Euforia

    19.   Theodor - Adeus

    20.   Urbana Legion - Tempo Perdido

107HC, HCNOAR, direitos de imagem, audiovisual, idealização são todos reservados para Rede HCNOAR Produções