UNICEF e SAMSUNG lançam 2ª edição de maratona voltada à criação de APPs para escolas; Confira tudo o que rolou no evento de lançamento!

30. setembro 2019 21:13 | Texto por Thais Coronado

 

 Está aberta a 2ª edição da Maratona UNICEF SAMSUNG. Criada em 2018, a maratona reúne alunos de escolas públicas, professores e profissionais de tecnologia para criar APPs que contribuam com a Educação brasileira. A iniciativa reúne especialistas e autoridades para apresentar os resultados da edição de 2018 e falar sobre as contribuições da tecnologia para a Educação brasileira.

O evento de lançamento aconteceu no dia 19 de setembro e contou com a participação de Tel Amiel, doutor em Tecnologia Educacional pela University of Georgia e professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, que debateu com o público a criação colaborativa de tecnologia e os impactos do seu uso na escola, claro que nós da HCNOAR marcamos presença nesse evento que conta com a colaboração da nossa parceira Samsung. Se liga no que aconteceu nesse evento. 

 

Durante o evento foi apresentado, também, um dos APPs vencedores da Maratona UNICEF SAMSUNG de 2018. "A primeira edição da Maratona nos mostrou que o envolvimento de adolescentes na busca por soluções para a sala de aula traz ótimos resultados. As equipes chegaram a soluções inovadoras e eficazes que nos inspiraram a realizar esta segunda edição, agora voltada aos desafios do Ensino Médio", diz Ítalo Dutra, Chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

"Para a SAMSUNG, a tecnologia tem um papel fundamental na transformação do potencial humano. A Maratona UNICEF SAMSUNG vem inspirando o desenvolvimento de projetos inovadores para a educação, apoiados pela tecnologia. É inspirador ver as equipes trabalhando em soluções que, poderão ser utilizadas como ferramentas de aprendizagem", afirma Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da SAMSUNG Brasil.

Com o objetivo de desenvolver tecnologias educacionais na forma de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis (apps), de acordo com áreas, competências e habilidades definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), para serem utilizadas, em escolas públicas, por professores e estudantes do Ensino Médio, isso torna o trabalho ainda mais incrível, incluindo esses adolescentes que normalmente tem poucos recursos de estudo e por conta da situação de ter que trabalhar cedo para ajudar a família, acabam abandonando os estudos ou sendo reprovado diversas vezes, como mostra o gráfico acima.

"A Maratona de 2018 trouxe um impacto nas escolas, bairros, cidades, estados e no nosso País. Conseguimos trazer a tecnologia para a sala de aula por meio da educação tecnológica, unimos professores e alunos trabalhando juntos na criação de projetos inovadores, e inspiramos milhares de pessoas. Em 2019, vamos usar o exemplo do ano passado e fazer um sucesso ainda maior", diz Ana Beatriz Pires, gestora de projeto da Softex.

Se você é estudante do ensino médio e deseja fazer parte da Maratona UNICEF SAMSUNG, corre que as inscrições estão abertas até 27 de outubro em maratonaunicefsamsung.org.br. A proposta é unir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores, com o objetivo de promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos moveis, usáveis em sala de aula, para as áreas de conhecimento do Ensino Médio (Língua Portuguesa e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

Cada equipe deve incluir um professor de escola pública, um estudante do Ensino Médio público, três estudantes de Ensino Médio técnico ou graduação com matrículas ativas, podendo ser de: escolas públicas, escolas técnicas, Universidades Públicas ou Privadas, ou de Institutos Federais

Confira o regulamento completo em:

https://maratonaunicefsamsung.org.br/docs/RegulamentoMaratona.pdf

Cronograma da Maratona

Inscrições – 23.09 a 27.10

Divulgação dos selecionados – 06.11

Mentoria – 07.11 a 10/04/2020

 

Encerrmento e apresentação dos projetos – 22/04 a 23/04/2020

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NOME
E-MAIL
BANDA
MÚSICA
 
  • 01.   CPM 22 - Perdas

    02.   Nx Zero - Modo Avião

    03.   Scalene - Surreal

    04.   Fly - Cabelo de Algodão

    05.   Tiago Iorc - Dia Especial

    06.   Luan Santana - Escreve aí

    07.   Banda do Mar - Mais Ninguém

    08.   Efelix - Segundo Plano

    09.   Against the Current - Talk

    10.   Supercombo - Piloto Automático

    11.   Scambo - Roda Gigante

    12.   Foo Fighters - Something From Nothing

    13.   Scracho - Divina Comédia

    14.   Versalle - Verde Mansidão

    15.   Mc Biel - Pimenta

    16.   Instinto - Agradeço ao Rock N' Roll

    17.   Paramore - Last Hope

    18.   Violetta - Euforia

    19.   Theodor - Adeus

    20.   Urbana Legion - Tempo Perdido

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