Marielle Franco é homenageada pelo barco Henriette II na Semana Internacional de Vela em Ilhabela; Confira!

19. julho 2019 20:31 | Texto por Thais Coronado

Está rolando em Ilhabela/SP a Semana Internacional de Vela, a competição conta com muitos barcos inscritos e esse ano está dando um show de representatatividade de várias formas, inclusive o barco Henriette II, embarcação holandesa de 1946, comandado por José Paulo de Paula atualmente, chamou muita atenção por ter estampado em sua vela a imagem de Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018 no Rio de Janeiro, passando uma mensagem política.

A idéia de fazer a homegem foi do próprio José que sobreviveu a ditadura militar, exibiu o barco com muito orgulho. "Então, a idéia de fazer a homenagem, obviamente, nos remete a situação que o país ta vivendo, essa polarização toda que existe desde 2013 pra cá. E nós escolhemos Marielle, eu escolhi, a idéia foi minha.. Eu escolhi Marielle porque eu acho importantíssimo, eu acho que a questão da Marielle, o assassinato de Marielle, quem ela era é uma questão absolutamente emblemática em relação a questões que transcendem ideologias, são questões humanitárias. Então eu me reuni com um primo meu que é grafiteiro, aliás, um grafiteiro sensacional. Muita gente pensou que o que estava estampado na vela era uma foto, um adesivo, mas não, é um trabalho do grafiteiro Bruno Pes. Ele vem da cidade de Frutal, Minas Gerais, ta morando aqui em Ilhabela. Por coincidência é meu primo e topou fazer essa parada." Disse José Paulo.

Convenhamos que além de arrazar na homenagem, seu primo mandou muito bem na arte, embora a repercussão não tenha sido 100% positiva. "A gente sabia que ia gerar uma polêmica bastante grande. Nas redes sociais a gente tá vendo que, por felicidade e satisfação, a maioria das manifestações são favoráveis, mas existem também aquela turma que se coloca educadamente contra, e existem muitos que transmitem mensagens lamentáveis de racismo, de homofobia, misoginia, inclusive algumas ameaças. A gente sabia que ia acontecer tudo isso, mas a gente acha que valeu muito a pena e a gente acredita que Marielle vive realmente e ela é muito maior que o simples fato do assassinato dela em si. E foi isso que queríamos transmitir, sem nenhuma agressividade, sem nenhum posicionamento fundamentalista a respeito."

Bom, não dá pra agradar todo mundo não é mesmo!? Eu só sei que a Semana Internacional de Vela está chegando ao fim, mas logo mais terá mais novidades e a matéroa completa do que rolou por aqui.
Comentários:
Aguardem novas promoções

novidades em breve

[Veja mais]

NOME
E-MAIL
BANDA
MÚSICA
 
  • 01.   CPM 22 - Perdas

    02.   Nx Zero - Modo Avião

    03.   Scalene - Surreal

    04.   Fly - Cabelo de Algodão

    05.   Tiago Iorc - Dia Especial

    06.   Luan Santana - Escreve aí

    07.   Banda do Mar - Mais Ninguém

    08.   Efelix - Segundo Plano

    09.   Against the Current - Talk

    10.   Supercombo - Piloto Automático

    11.   Scambo - Roda Gigante

    12.   Foo Fighters - Something From Nothing

    13.   Scracho - Divina Comédia

    14.   Versalle - Verde Mansidão

    15.   Mc Biel - Pimenta

    16.   Instinto - Agradeço ao Rock N' Roll

    17.   Paramore - Last Hope

    18.   Violetta - Euforia

    19.   Theodor - Adeus

    20.   Urbana Legion - Tempo Perdido

107HC, HCNOAR, direitos de imagem, audiovisual, idealização são todos reservados para Rede HCNOAR Produções