ESPECIAL: McDonald's tem até universidade e faz lição de casa para receber o jovem em seu primeiro emprego. Se liga!

27. setembro 2018 07:00 | Texto por Ricardo Nobrega

Pessoal que nos segue, não estraram em site errado, sei que sempre falamos de notícias do entretenimento, mas a situação para todo mundo não está "de boa"  e nem tudo são "tiros, lacres, # e youtuber favorito ou diva predileta, filme ou série do momento ou zerar o game". Sendo assim sentimos aquela responsabilidade de trazer informações que te ajudem e faça a diferença. Sabemos também que arrumar um emprego tá uma dureza só né?  Se falou que é jovem ferrou né? Pois querem que você tenha um perfil incrível assim que saiu do ensino médio, ou precisa ter tantos cursos, morar fora, falar idiomas sem contar os fatores sociais que podem vir a te discriminarem ou quando sai da faculdade também é outro Deus nos acuda. Quando você ainda nem deu conta de mostrar para seus pais ou para você mesmo que valeu a pena o investimento e sem contar se parcelou pelo FIES né. Mas a boa notícia que nem todas as empresas estão nem ai para o primeiro emprego dos jovens. 

Para saber mais disso nós fomos dar um rolê bem interessante em um universidade, mas não é qualquer "facu" não mores! É a Universidade do McDonald's (Universidade do Hamburguer), não vai pensando que lá irá aprender a cozinhar e fazer o melhor Big Mac do mundo haha (lembrando que ele está de bday de 50a). Mas antes de chegar lá, você precisa começar e como tudo na vida é pela primeira oportunidade.  Para isso a empresa criou uma iniciativa global "Scale for Good", que além de realizar ações que impactam o meio ambiente, também busca promover mudanças sociais significativas. Uma das metas é criar emprego e mais emprego até rolar 2 milhões de jovens contratados em todo mundo e estarem felizes até 2025. Aqui no Brasil, até o momento já contrataram mais de 10 mil jovens.

Isso tudo porque eles sabem que o jovem precisa começar, se você não vacilar e se dedica amigo (a), sua vida tá feita! Não porque poderá comer muita batata frita como se não houvesse amanhã, mas dando passo a passo, eles investem em você. Pensando nisso fazem a sua capacitação, te ajudam no planejamento de carreira. Recentemente criaram o "Aperte o Play!" (vou usar esse nome para aquele pessoal que precisa de um toque hahah), cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento profissional dos funcionários por meio da oferta de cursos em tecnologia, finanças, gastronomia e empreendedorismo, entre outros. A empresa acaba de formar a sua primeira turma com 78 alunos do curso "Talentos do Futuro – Tecnologia da Informação", uma parceria que envolveu a Fundação JP Morgan e Instituto de Oportunidade Social (IOS) em São Paulo. Ainda este ano, o McDonald's abrirá inscrições para mais três cursos voltados para a área de TI, voltados para funcionários de 17 a 29 anos com mais de 290 vagas para o público interno e externo.  Quem não quer trabalhar em lugar assim não é mesmo?

Para você não ficar boiando e falar besteira por aí, aqui no Brasil  como em vários países latinos, quem manda no Mc é a empresa chamada Arcos Dourados (assim que a vejo quando estou com fome) e eles não são fracos, a companhia foi eleita pela 20ª vez pelo Instituto Great Place to Work® (melhor lugar para se trabalhar) como uma das melhores empresas para se trabalhar. E foi também reconhecida pelo mesmo prêmio como a empresa que mais contrata jovens no Brasil.

Joseane Julião - Gerente Educação Corporativa

Depois que você entrou e mostrou garra, coragem e jogo de cintura e sempre aquele sorriso no atendimento até nos dias mais complicados, pode ficar tranquilo você será reconhecido, tanto que chega uma hora que você muda de cargo degrau a degrau e ai entramos no papo da McDonald’s University,  que fica em Barueri (SP), que oferece cursos tanto para as áreas corporativas como operacionais. Atualmente, o local consegue atender mais de 300 alunos simultaneamente, e inclui um auditório para cerca de 160 pessoas, salas para aulas (vimos umas aulas e não tem como ser feliz ali, é bem mais legal que vários cursos que você paga por ae) e reuniões com cabines de tradução simultânea, sala de acervo com livros, vídeos, CDs, revistas e material de treinamento e uma área de convivência com wi-fi, sala de edição de vídeo, além de uma cozinha experimental e um espaço criado especialmente para a centralização de informações nutricionais sobre os produtos da rede. 

Auditório da Universidade McDonald's

Sim você sai de lá sabendo a coisa toda e um excelente profissional e calma não é só estudo tem área de churras, academia e um quadra para jogar aquele futebolzinho ou outro esporte com os colegas e funcionários.  Tudo isso é porque eles mudaram o pensamento recentemente como explicou a nossa anfitriã Joseane Julião - Gerente Educação Corporativa (maravilhosa), que a empresa que todos os colaboradores, os fornecedores e claro os clientes tenham uma EXCELENTE experiência em seu contato com a marca mais famosa de hamburgueria fast food do mundo.

Quadra da Universidade McDonald's

Também conversamos com o marketing sobre algumas questões:

HCNOAR: O Mc Donald’s / Arcos Dourados em seu programa tem alguma coisa que manda o jovem profissional para fora do país, para um treinamento e como é o plano de carreira para quem começa na loja?

A empresa não tem um programa de envio de jovens para fora do país. Entretanto, ao longo da carreira, diversos profissionais da companhia assumem postos de trabalho em outros locais da operação da Arcos Dorados. Por exemplo: o presidente da operação mexicana é brasileiro e começou na companhia como atendente, em São Paulo, na década de 80.

Quanto ao plano de carreira, vale começar destacando que nosso objetivo é ser a melhor experiência de primeiro emprego no Brasil. Hoje, cerca de 90% do nosso quadro de funcionários é formado por jovens com até 25 anos. Somos reconhecidos como umas das principais portas de entrada para o mercado de trabalho formal e, por isso mesmo, não medimos esforços na capacitação, desenvolvimento e formação deste público. Nos restaurantes, por exemplo, todos os Gerentes da rede começaram na função de atendente e cresceram ao longo do tempo. Além da oportunidade de um sólido plano de carreira, temos a preocupação em preparar os nossos jovens também para o mercado e dar liberdade deles escolherem quais caminhos querem trilhar. São investidos cerca de R$ 40 milhões de reais em treinamento e ações de desenvolvimento, como o programa Aperte o Play!, cujo objetivo é incentivar o crescimento profissional dos funcionários por meio da oferta de cursos em tecnologia, finanças, gastronomia e empreendedorismo, entre outros. Para esse fim, consolidamos parcerias com instituições renomadas, como FGV, FIA, IOS e Endeavor, disponibilizando cursos que permitam uma capacitação cada vez maior de nossos colaboradores.

HCNOAR: As ações do McLanche Feliz, são feitas como? As empresas procuram o Mc ou o Mc estuda algo e procura as empresas para licenciar?

No caso das parcerias que envolvem o McLanche Feliz, o McDonald´s Brasil segue as diretrizes e direcionamentos da Arcos Dorados, que define previamente as estratégias para toda a América Latina. É importante reforçar que estamos sempre atentos às novidades, demandas dos nossos consumidores e investimos constantemente em pesquisas de desenvolvimento e satisfação. Assim, conseguimos oferecer uma experiência que vai além de um cardápio variado, com produtos de alta qualidade, mas também aliado a uma experiência cada vez mais divertida.

HCNOAR:  Seria possível uma ação para votação de um lanche criado pelos amantes da marca?

Ações inovadoras e de alto engajamento com os consumidores podem ser viabilizadas uma vez que estiverem dentro da nossa estratégica de comunicação. 

HCNOAR:  Até hoje lembramos dos comerciais do McDonald’s, como foi essa ação da Anitta e Renault que trouxe de volta a clássica música do Big Mac?

A Renault se uniu ao McDonald’s e aproveitou a relação genuína que temos com a cantora para dar um boost na campanha “Girou, Ligou, Ganhou”: quem passasse em um de nossos Drive-Thru e pedisse um Big Mac ou qualquer McOferta receberia mais uma chave para girar, ligar e tentar ganhar um Renault Kwid nas concessionárias participantes.

HCNOAR: O Digital do Mc é forte e ainda via redes sociais concorrentes até “provocam” a marca, podemos esperar algo diferente na parte digital da sua comunicação?

O McDonald’s investe em campanhas que buscam uma comunicação integrada, eficiente e consistente em diversas plataformas de mídia. A marca tem uma presença frequente na TV e nos pontos de venda, mas as campanhas focadas nas redes sociais também têm sido uma ponta importante da comunicação e tem trazido insights de negócios bastante relevantes. Vale lembrar a comoção nas redes sociais pelo McItalia, que, claro, esteve presente na nossa campanha de Copa do Mundo, os Sanduíches Campeões. Por isso, podem esperar por novidades sempre.

Hall da Universidade McDonald's

6 – Os brands lovers do McDonald’s podem fazer o programa Portas Abertas?

Sim. Um de nossos principais objetivos é nos aproximar dos clientes e demonstrar transparência em tudo que fazemos. Por isso, o Programa de Portas Abertas é o momento ideal e um convite a todos amantes da marca conhecerem e visitarem a cozinha dos nossos restaurantes. 

Galera inclusive hoje é dia oficial do Porta Abertas!!! Fique de olho sempre aqui: http://www.mcdonalds.com.br/trabalhe-conosco 

Fotos Joseane, Cozinha, Auditório e Quadra e Ass. de Produção: Sérgio Sampaio

Comentários:
Aguardem novas promoções

novidades em breve

[Veja mais]

NOME
E-MAIL
BANDA
MÚSICA
 
  • 01.   CPM 22 - Perdas

    02.   Nx Zero - Modo Avião

    03.   Scalene - Surreal

    04.   Fly - Cabelo de Algodão

    05.   Tiago Iorc - Dia Especial

    06.   Luan Santana - Escreve aí

    07.   Banda do Mar - Mais Ninguém

    08.   Efelix - Segundo Plano

    09.   Against the Current - Talk

    10.   Supercombo - Piloto Automático

    11.   Scambo - Roda Gigante

    12.   Foo Fighters - Something From Nothing

    13.   Scracho - Divina Comédia

    14.   Versalle - Verde Mansidão

    15.   Mc Biel - Pimenta

    16.   Instinto - Agradeço ao Rock N' Roll

    17.   Paramore - Last Hope

    18.   Violetta - Euforia

    19.   Theodor - Adeus

    20.   Urbana Legion - Tempo Perdido

107HC, HCNOAR, direitos de imagem, audiovisual, idealização são todos reservados para Rede HCNOAR Produções