
O mais novo filme da produtora A24 é um dos grandes filmes de terror do ano. Muito bem falado nos festivais por onde passou, assim como o último terror lançamento pela produtora (A Bruxa), Hereditário é um filme de terror independente que é artístico na mesma medida que é medonho.
Contando a história de uma família em crise, o filme relata como os membros lidam com a morte da avó e como isso os afeta. O que já trás uma atmosfera mórbida desde o começo, e o filme desconforto até o fim. Mesmo em cenas simples, sem nenhum elemento assustador, há um incômodo que não deixa o expectador em paz, o que nos faz prestar atenção na história, pois queremos descobrir a fonte do desconforto.

Mas lamento informar que ele não passa! E essa atmosfera grotesca e incômoda é que faz o filme ser bom. A falta de paz e a sensação de que algo ruim paira no ambiente é um grande feito, pois ele não precisa de sustos e efeitos sonoros pra despertar o medo, o próprio desenvolvimento da história é assustador. No entanto, isso não significa que não há cenas típicas de filmes do gênero e que ele "pega leve".

Mas vá ver esse filme ciente de que ele não segue a formula tradicional de filmes do gênero, pra depois não se desapontar. A ideia é fazer você sentir medo e desconforto, mais que te assustar. Hereditário abraça a ideia do terror como um todo, principalmente o psicológico, e deixa o espectador sem saída, e ainda conta com cenas terrivelmente explícitas, que vai levar um tempo pra esquecer. É angustiante acompanhar a história, mas da melhor forma possível, pois você emerge no filme e isso é muito difícil de se conseguir com filmes de terror.
O elenco tem um grande mérito no exito do filme, mas a grande estrela é Toni Collette, que já havia se provado como uma excelente atriz há muito tempo. Aqui ela aparece como Annie, uma mãe problemática de uma família desfuncional, e os eventos sobrenaturais que seguem apenas piora a situação, a deixando cada vez mais maluca! Toni se entrega ao papel totalmente, sem medo e sem vergonha, e vemos ela mudar gradualmente pra algo totalmente diferente.

Elenco de atores impecável, com cenas visualmente muito inteligentes, um roteiro preciso e de fácil digestão e medo do início ao fim é o que te espera em Hereditário. Um filme de terror diferente dos convencionais, da melhor forma possível.
Hereditário estréia dia 21 de Julho nos cinemas brasileiros.