Crítica: A Múmia, nova versão da franquia clássica, agora estrelada por Tom Cruise

11. junho 2017 19:44 | Texto por Joao H. Dias



Confesso que quando fui ver essa nova versão de "A Múmia", esperava algo parecido com a versão de 1998 estrelada por Brendan Fraser e Rachel Weisz. Aquela versão era um super filme de aventura super colorido e cheia de grandes cenas de ação, no melhor estilo Indiana Jones. Esse, ao contrário, é sombrio e flerta um pouco com o horror, uma tentativa de dialogar com o filme original, de 1932 e estrelado por Boris Karloff, o mestre dos filmes de terror da época clássica do cinema.

Tom Cruise faz o papel principal, Nick Morton, um soldado do exército americano que, entre uma missão e outra, vasculha sítios arqueológicos roubando artefatos antigos para vender no mercado negro, acompanhado por seu colega Chris Vail (Jake Johnson). Sem querer, os dois acabam descobrindo a tumba da princesa egípcia Ahmanet (Sofia Boutella), que havia sido mumificada viva e levada do Egito para a Mesopotâmia, o atual Iraque e libertando junto com ela todo o mal que representa.

O filme funciona bem durante os dois primeiros atos, introduzindo apresentando a história e introduzindo os personagens, mas os momentos finais, em que a Múmia ganha cada vez mais poder e se torna uma ameaça para o mundo, ficam meio confusos. Algumas soluções que o roteiro dá para algumas cenas são bem safadas, como por exemplo a cena em que Nick e a mocinha Jenny (Annabelle Wallis) estão encurralados em um túnel e do nada, depois de um corte, aparece uma porta.

Esta nova versão de "A Múmia" é o primeiro filme da estratégia da Universal de criar um mundo de monstros e deuses, chamado "Dark Universe", nos moldes do que a Marvel e a DC Comics estão fazendo com as suas franquias. Este novo universo vai resgatar personagens de filmes clássicos do estúdio, como o Drácula, o Lobisomen, Fantasma da Ópera, o Monstro da Lagoa Negra, O Homem Invisível (que será interpretado por Johnny Depp) e, logicamente, Frankenstein, que será vivido por Javier Bardem. Essa ideia de resgatar personagens tão famosos há tantos anos é muito legal, e a Universal demorou muito tempo em sacar isso.

Particularmente, apesar de ter achado o filme bem médio, estou botando muita fé nos próximos, justamente por causa da força desses personagens. Uma das coisas que mais gostei no filme "A Múmia" foi a presença do Dr. Jekyll/Mr. Hyde, de "O Médico e o Monstro", que provavelmente vai ter um filme só dele no futuro, já que é um dos personagens mais foda da história da literatura e do cinema. Neste filme ele é o chefe de uma organização misteriosa, que tem a missão de caçar monstros eliminar o mal da face da Terra.

 

Se você está interessado em assistir "A Múmia", recomendo ir ao cinema com aquele pensamento de simplesmente ver um filme sem grandes pretensões enquanto come uma pipoca. Ele não é nenhum "Mulher Maravilha", mas garante algumas horas de diversão.


A Múmia (The Mummy)
EUA, 17. 110 min. Universal. Direção de Alex Kurtzman.
Roteiro de David Koepp, Christopher McQuarrie, Dylan Kussman.
Elenco: Tom Cruise, Russell Crowe, Annabelle Wallis, Sofia Boutella, Jake Johnson, Courtney B. Vance, Marwan Kenzari.

 

 

Comentários:
Aguardem novas promoções

novidades em breve

[Veja mais]

NOME
E-MAIL
BANDA
MÚSICA
 
  • 01.   CPM 22 - Perdas

    02.   Nx Zero - Modo Avião

    03.   Scalene - Surreal

    04.   Fly - Cabelo de Algodão

    05.   Tiago Iorc - Dia Especial

    06.   Luan Santana - Escreve aí

    07.   Banda do Mar - Mais Ninguém

    08.   Efelix - Segundo Plano

    09.   Against the Current - Talk

    10.   Supercombo - Piloto Automático

    11.   Scambo - Roda Gigante

    12.   Foo Fighters - Something From Nothing

    13.   Scracho - Divina Comédia

    14.   Versalle - Verde Mansidão

    15.   Mc Biel - Pimenta

    16.   Instinto - Agradeço ao Rock N' Roll

    17.   Paramore - Last Hope

    18.   Violetta - Euforia

    19.   Theodor - Adeus

    20.   Urbana Legion - Tempo Perdido

107HC, HCNOAR, direitos de imagem, audiovisual, idealização são todos reservados para Rede HCNOAR Produções