Semana de Vela de Ilhabela 2017 é lugar incrível para viajar nas férias e começar e admirar um esporte novo. Se liga nas novidades!.

25. maio 2017 18:09 | Texto por Joao H. Dias

 

Fala, galera! Essa é a minha primeira matéria aqui no site e já comecei cobrindo um evento incrível. Rolou recentemtente, o lançamento da 44ª Semana de Vela de Ilhabela, o evento mais importante desse esporte no Brasil! A competição, que acontece em julho, vai contar com a presença, como jurados, de nada mais nada menos que os medalhistas olímpicos Robert Scheidt e Torben Grael. Vamos explicar com alguns exemplos o porque você deve ir para Ilha Bela nesse período. 

 

 

A principal novidade do evento para este ano vai ser a maior interação do público com os atletas. A "Race Village", montada pela prefeitura no centro da cidade, será o local onde o público vai poder encontrar seus ídolos e acompanhar e as provas pelo telão, através de um sistema por satélite que vai identificar os barcos. Além disso, depois de aproveitar a praia e as competições durante o dia, a gelera ainda vai poder curtir shows todas as noites na Race Village, e aí que a coisa ferve! Eu conversei com os organizadores e também com alguns velejadores que estavam no lançamento para entender mais sobre esse esporte super fino! 


O Pedro Lodovici, que veleja pela classe "HPE", está super ansioso não só pelas competições mas também pela oportunidade de encontrar os amigos e se divertir. Segundo ele, algumas categorias são mais competitivas que outras, mais voltadas para diversão e lazer. "Essa diversidade é que faz do evento o sucesso que ele é", disse o Pedro.  

 
Outra coisa muito legal desse evento - obviamente - é o visual de cair o queixo. Ilhabela é um lugar maravilhoso, que o também velejador e fotógrafo Marcos Mendez  já registrou em vários cliques. Ele é especializado em fotografar competições de vela e já esteve em vários lugares na América do Sul e também no Caribe. Aliás, vale a pena seguir o perfil do Marcos no Instagram, que é o @sailstation. Tem umas fotos de tirar o fôlego, com aquelas paisagens dignas de um paraíso! Uma curiosidade bem bacana compartilhada pelo Marcos é que, segundo ele, existe uma comunidade de jovens velejadores que viaja pelo mundo em barcos fabricados por eles mesmos. É como se fosse a "Deep Web da Vela", uma galera bem alternativa que se joga mundo afora, registrando tudo em vídeo e postando nas redes sociais. 
  
Eu perguntei ao Cuca Sodré, um dos organizadores e juíz olímpico, como alguém que se interessa por vela pode aprender a praticar esse esporte. Segundo ele, em Ilhabela existem duas escolas, uma municipal e uma particular, esta inclusive aluga equipamentos. A escola municipal pega alunos tanto da rede pública como particular e atualmente conta com mais ou menos 170 alunos. Aliás, dá pra praticar não só vela mas também outros esportes. "Um jovem que quer fazer um kite, que quer fazer um esporte mais radical, um kite foil, que tem uma velocidade monstruosa, você tem na Ponta das Canas a escola de vela BL3, que é uma porta de entrada, acesso baratíssimo", conta o Cuca. "Se a pessoa já sabe velejar, aluga o material se não tiver. Se ela não sabe, faz o curso prático e rapidinho sai velejando, tem stand up, kite, prancha, barco, tudo a um preço super barato".

Outro velejador, que é de Ilhabela e também vereador, é o Luiz Paladino, conhecido como "Luizinho da Ilha". No evento, segundo ele, "vários velejadores jovens poderão ver seus ídolos, como o Bruno Prada, que é campeão olímpico". 

 O HCNOAR já esteve no evento do ano passado (se você não viu, confere as nossas matérias aqui e aqui e também a nossa matéria em vídeo) e com certeza não vamos perder o evento desse ano. A 44ª Semana de Vela de Ilhabela vai acontecer de 7 a 15 de julho. Para quem ainda não tem destino certo nas próximas férias e quer curtir uma praia com visual maravilhoso, esportes aquáticos e aquela baladinha básica à noite para ver o crush ou mina mais incrível de cada veleiro e que está circulando por lá, fica a dica. Mais informações em http://svilhabela.com.br/2017.
 
Fotos por: Adelice Santos - HCNOAR Produções
Comentários:
Aguardem novas promoções

novidades em breve

[Veja mais]

NOME
E-MAIL
BANDA
MÚSICA
 
  • 01.   CPM 22 - Perdas

    02.   Nx Zero - Modo Avião

    03.   Scalene - Surreal

    04.   Fly - Cabelo de Algodão

    05.   Tiago Iorc - Dia Especial

    06.   Luan Santana - Escreve aí

    07.   Banda do Mar - Mais Ninguém

    08.   Efelix - Segundo Plano

    09.   Against the Current - Talk

    10.   Supercombo - Piloto Automático

    11.   Scambo - Roda Gigante

    12.   Foo Fighters - Something From Nothing

    13.   Scracho - Divina Comédia

    14.   Versalle - Verde Mansidão

    15.   Mc Biel - Pimenta

    16.   Instinto - Agradeço ao Rock N' Roll

    17.   Paramore - Last Hope

    18.   Violetta - Euforia

    19.   Theodor - Adeus

    20.   Urbana Legion - Tempo Perdido

107HC, HCNOAR, direitos de imagem, audiovisual, idealização são todos reservados para Rede HCNOAR Produções