Meus primeiros pelos surgiram! E agora?! Veja como se depilar corretamente!

29. setembro 2016 16:10 | Texto por Mariana Barros

As primeiras vezes a gente nunca esquece! Ainda mais quando entramos na puberdade em que nosso corpo passa por muitas mudanças, como o primeiro sutiã, a primeira menstruação e os primeiros pelos! Os pelos, para os meninos que entram nessa fase é motivo de orgulho, sinal de que estão virando “homenzinhos”, mas para as meninas é sinal de que está na hora de se depilar.

As meninas começam a se depilar ainda muito cedo. Lembro a primeira vez que me depilei aos 11 anos. Todas as minhas amigas na escola já estavam depilando a perna e relatando suas experiências umas pras outras. Até que minha melhor amiga da classe me convenceu a me depilar também. Lá fui eu no salão que ia só para fazer florzinha nas unhas, fazer depilação com cera na perna pela primeira vez. Quis ir sozinha, afinal, já era “bem crescidinha”! A moça começou a passar aquela cera quentinha na minha perna e até aí estava tudo bem, nada de novo, até porque já vi a minha mãe fazendo isso inúmeras vezes. Mas na hora em que ela puxou a cera, eu dei um grito que veio do fundo do meu âmago! Nem doeu taanto assim! Acho que foi o susto e a falta de costume. Mas quando saí da salinha, todas as moças que estavam no salão olhavam pra mim, rindo da minha cara e me achando uma gracinha. Que vergonha!

A estudante Priscilla Ramos de Alencar Silva, hoje tem 16 anos e começou a se depilar aos 11 anos (assim como eu!). Sua mãe, a psicopedagoga Karla de Alencar Ramos e Silva, 50, lembra que foi ela quem desejou fazer depilação. “Ela é muito vaidosa e por mais que os pelos fossem quase imperceptíveis, quis fazer a depilação logo cedo. A primeira depilação foi feita no buço e depois na meia perna (do joelho pra baixo)”, conta.

Tatiane Dias, consultora da Posé Beleza Expressa, conta que é importante conhecer os métodos de depilação para escolher o mais adequado. Vamos conhecer os tipos de depilação, seus prós e contras:

Lâmina: é o método mais rápido, porém, a depilação com lâmina engrossa o pelo e também há o risco de encravar os pelos.
Descoloração: esse método, embora muito utilizado por adolescentes, pode provocar alergias.
Depilação a laser:método quase definitivo, já que os pelos não voltam a aparecer na mesma quantidade e grossura, mas também não é indicada, uma vez que a adolescência é uma fase de muitas alterações hormonais e, portanto, os pelos têm grandes chances de voltar.

A consultora também afirma que não é recomendável fazer a depilação com cera em casa, e disso eu sei bem! Lembro-me de certa vez, antes da minha primeira depilação. Eu devia ter uns 5 ou 6 anos. Estava fazendo companhia pra minha mãe que estava se depilando com aquelas folhas de depilação. Fiquei curiosa e pedi uma para testar em mim. Ela colocou na pele dela antes para não agredir muito a minha pele finininha. Feliz e contente coloquei na minha perna. Pra quê?! Eu não tive coragem de puxar e não deixei minha mãe puxar de jeito nenhum! Fui para o chuveiro desesperada, eu e minha mãe tentando amolecer a cera e tirar com ajuda do sabonete! Não façam depilação em casa, mesmo!

No caso de Priscilla, a mãe conta que orientou que a filha fizesse o procedimento com a cera morna na clínica. Hoje, ela colhe os benefícios. “A Priscila tem o pelo mais fininho e não sente tanto na hora de depilar”, atesta. “Nesse sentido, a depilação com o uso de cera morna é a melhor escolha. Além de ser menos dolorida, serão cerca de 15 dias sem precisar se preocupar em depilar novamente”, explica.

Na Posé, as profissionais também são treinadas para atender esse público. “Elas conversam muito com os adolescentes, no sentido de acalmá-los, e a depilação é feita no ritmo de cada um, inclusive com momentos de pausa”, ressalta. Nas unidades da Posé Beleza Expressa, de 10 a 15% do público é composto por adolescentes. As meninas depilam inicialmente áreas como o buço e axilas. Já os meninos também depilam as pernas, normalmente para a prática de algum esporte, como natação.

De fato, os pelos nas mulheres são um tabu na sociedade. Eles não são nojentos ou anti-higiênicos como automaticamente crescemos acreditando, mas eles também servem para proteger a pele, viu? Tudo bem não se depilar também! Se você não se incomoda com seus pelos e não vê sentido em tirá-los, não tem problema! O corpo é seu!

Comentários:
Aguardem novas promoções

novidades em breve

[Veja mais]

NOME
E-MAIL
BANDA
MÚSICA
 
  • 01.   CPM 22 - Perdas

    02.   Nx Zero - Modo Avião

    03.   Scalene - Surreal

    04.   Fly - Cabelo de Algodão

    05.   Tiago Iorc - Dia Especial

    06.   Luan Santana - Escreve aí

    07.   Banda do Mar - Mais Ninguém

    08.   Efelix - Segundo Plano

    09.   Against the Current - Talk

    10.   Supercombo - Piloto Automático

    11.   Scambo - Roda Gigante

    12.   Foo Fighters - Something From Nothing

    13.   Scracho - Divina Comédia

    14.   Versalle - Verde Mansidão

    15.   Mc Biel - Pimenta

    16.   Instinto - Agradeço ao Rock N' Roll

    17.   Paramore - Last Hope

    18.   Violetta - Euforia

    19.   Theodor - Adeus

    20.   Urbana Legion - Tempo Perdido

107HC, HCNOAR, direitos de imagem, audiovisual, idealização são todos reservados para Rede HCNOAR Produções