Só vem trocar ideia se gostar de Futebol! Evento em Sampa reúne especialistas no assunto para lançar livro histórico sobre a maior paixão do povo Brasileiro. Se liga nessa!

12. novembro 2015 10:31 | Texto por Heyki Yoshi

Na última terça-feira (10) o Teatro Mube Nova Cultural, em Sampa, serviu de palco para reunir uma galera especialista no assunto predileto do povo Brasileiro: Futebol! O intuito era realizar um grande bate-papo esportivo para premiar a noite de lançamento do livro "Campos, Estádios e Arenas de Futebol... Começa o Espetáculo!", produção cultural que nasceu de uma parceria entre o grupo Panini e Monac (Centro de Negócios de Economia Criativa) e aprovada pela Lei Rouanet. Muito além, a resenha dos boleiros fez uma viagem no tempo e percorreu períodos da história do futebol. O tópico principal da conversa, claro (em alusão ao título do livro), era sobre os estádios e arenas esportivas, as transformações e principais mudanças que elas sofreram no decorrer do ciclo histórico, além de experiências e anedotas que só quem tem paixão pelo esporte pode falar. 

O time escalado para resgatar essas memórias foi composto por: Sergio Xavier, colunista da revista Placar e Diretor de redação da Playboy no Brasil; Rodrigo Rodrigues, apresentador do canal Espn; Roberto Frizzo, ex vice-presidente e atual conselheiro do Palmeiras; Raul Côrrea, presidente da BDO e ex-diretor financeiro do Corinthians, Ahmad Samir, estudante de Turismo e autor do livro “As copas perdidas em casa (2015)” e José Eduardo Martins, Presidente da Editora Panini. O seleto grupo narrou, num clima muito descontraído, trajetórias pessoais, reviveu jogos inesquecíveis e enfatizou as mutações que as arenas e as próprias torcidas sofreram ao longo dos anos. Para o representante alviverde a Arena Allianz Parque é a melhor do país, com ótima localização e infraestrutura, já para Raul Côrrea, a Arena Corinthians é a mais completa, que embora já tenha percorrido vários estádios e arenas, aquela é a melhor disparada (Quanta imparcialidade! SQN). Aliás, estes dois últimos protagonizaram momentos de frisson no teatro; o Derby COR X PAL esteve presente em quase todo o tempo, feita de forma cômica e cordial, claro (em certos momentos, pensei estar em uma sessão de stand up!).

O assunto que mais rendeu, no entanto, foi: violência nos estádios. Todos concordaram que o atual momento do futebol é reflexo direto da situação vivida no país, que, em verdade, o futebol mudou muito. “Palmeiras e Fluminense, 1º turno do campeonato, eu fui assistir na Arena e quando eu tava entrando a torcida do Palmeiras começou a brigar com a policia, eu estava entre os dois e vi a pedra passando pela minha cabeça” contou o apresentador do Resenha Espn, Rodrigo Rodrigues. Para Sergio Xavier as torcidas organizadas, às vezes do mesmo time, brigam entre si, então é algo que já se intensificou muito. Outra questão é a proibição da venda de bebidas alcoólicas em estádios; o tema ainda é muito polêmico e divide opiniões.

De forma bem objetiva os assuntos estavam bem ecléticos e dinâmicos, e por tudo isso, já ia me esquecendo do grande responsável por essa reunião futebolística, o livro! Este é fruto de uma pesquisa aprofundada que levou anos para reunir todo o conteúdo presente da história do futebol brasileiro desde o século XIX. É uma obra com ilustrações inéditas, fatos emocionantes e informações que agradam a todas as idades. E vem muito mais por aí! Como extensão do projeto, serão realizadas exposições iconográficas, em um espaço que simula uma moderna arena, passando por sete cidades do Brasil, tais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (boleiros já à espera). O fato é que o livro é um verdadeiro gol de placa e vale a pena conferir – papo de quem gosta de futebol – e viajar no tempo sem impedimentos ou cartões

Fotos por: Camila Buonafina

Comentários:
Aguardem novas promoções

novidades em breve

[Veja mais]

NOME
E-MAIL
BANDA
MÚSICA
 
  • 01.   CPM 22 - Perdas

    02.   Nx Zero - Modo Avião

    03.   Scalene - Surreal

    04.   Fly - Cabelo de Algodão

    05.   Tiago Iorc - Dia Especial

    06.   Luan Santana - Escreve aí

    07.   Banda do Mar - Mais Ninguém

    08.   Efelix - Segundo Plano

    09.   Against the Current - Talk

    10.   Supercombo - Piloto Automático

    11.   Scambo - Roda Gigante

    12.   Foo Fighters - Something From Nothing

    13.   Scracho - Divina Comédia

    14.   Versalle - Verde Mansidão

    15.   Mc Biel - Pimenta

    16.   Instinto - Agradeço ao Rock N' Roll

    17.   Paramore - Last Hope

    18.   Violetta - Euforia

    19.   Theodor - Adeus

    20.   Urbana Legion - Tempo Perdido

107HC, HCNOAR, direitos de imagem, audiovisual, idealização são todos reservados para Rede HCNOAR Produções