Caravana do Esporte comemora 10 anos de atividades e faz parceria com a Disney!

18. agosto 2014 17:01 | Texto por Andressa Costa

No último dia 05, fizemos parte da grande comemoração de 10 anos (sim, 10 ANOS), da Caravana do Esporte, além da entrada da empresa mais mágica desse mundo, essa mesmo, a Disney. Gratidão, títulos olímpicos e nacionais e uma bagagem lotada de histórias e dever cumprido foi o mix que mais se destacou durante toda a festa. E eu, completamente apaixonada por esportes (e pela Disney), vou contar um pouquinho pra vocês como foi!

Para quem não sabe, a Caravana do Esporte é uma ação e mobilização social a favor do esporte educacional, ou seja, é a luta pelo direito geral da criança e do adolescente à educação, cultura, esporte e lazer. Com isso, o programa atende municípios por todo o Brasil levando eventos esportivos educacionais e ajudando na formação de professores e educadores locais para que, no futuro, possam continuar o trabalho gerado pela Caravana. Além disso, conta com muuuitos ex-atletas colaborando, passando um pouquinho do que já vivenciaram. Já foram, aproximadamente, 2,5 milhões de crianças e adolescentes atendidos em cerca de 22 estados e 90 municípios. Ou seja, é um projeto incrível que, através do esporte, tenta mudar um pouquinho do nosso país, colaborando para um futuro melhor. A Caravana do Esporte é uma aliança entre o Instituto do Esporte e Educação (IEE), ESPN Brasil, UNICEF e, agora, da Disney. E claro que nós falamos com alguns dos representantes e ex-atletas colaboradores presentes.

Nestes 10 anos, Adriana Saldanha (idealizadora do projeto), afirma que evoluíram muito no atendimento, sempre na forma de entender o esporte como uma ferramenta de educação. Seu maior desejo é a ampliação, informando professores e aumentando a rede de professores multiplicadores da caravana. Mas tem algo que tem evoluído muito também, algo extremamente importante que Rodrigo Fonseca, representante da UNICEF (aquela que tinha parceira com o Criança Esperança também), não esqueceu. Ele me disse que a inclusão do tema de crianças com deficiência física ou mental dentro das atividades da caravana, vai trazer mais força ao projeto. Conta que isso é muito importante porque essas crianças que, antes praticavam o esporte afastadas de outras crianças por receio de bullying, serão incluídas hoje.

“Temos uma série de ações que caminham juntas, como diz os Titãs: “não queremos só comida, queremos comida, diversão e arte”, então o esporte conversa com a cultura, com a música, com a arte, ritmo, dança, entretenimento, cinema. Falta tudo o que falta no Brasil, falta muita coisa, sempre falta, mas também é feito muita coisa, é um projeto aberto, tem uma consistência, um princípio, segue metodologias”, e é isso que Ana Moser, criadora do IEE e ex-jogadora olímpica de vôlei (e muito alta também), diz e todos nós concordamos, certo? Falta muito no Brasil e para tentar somar e deixar a Caravana cada vez mais completa nos próximos 10 anos, chega a parceria da (rufem os tambores) Disney.

Miguel Vives, vice presidente sênior da Disney (e um mexicano simpaticíssimo que já mora no Brasil há 3 anos), diz estar super empolgado com essa nova parceria. Conta que a Disney tem um conceito que chama-se “Inspire-se”, relacionado a vida saudável e tudo a ver com o comportamento das comunidades. Afirma também que o trabalho da empresa é levar a magia através dos personagens, filmes e do talento.

Em seu discurso ao início da coletiva, teve uma parte que me tocou bastante, algo completamente real pronunciado por Miguel: “Estou muito grato por todas essas pessoas que fazem um ótimo trabalho dia-a-dia, dando um pouquinho a mais de si, porque todo mundo tem tempo para fazer alguma coisa, mas para dar tempo para outras pessoas não são muitas pessoas que querem. Obrigada por entregarem isso hoje! Seu tempo, seu amor, sua paixão, é nisso que a Disney quer ajudar vocês.”.

Eu acho que essa parceria vai ser um sucesso total, porque não tem só a ver com esporte, tem a ver com muita diversão para as crianças também. Imaginem os personagens sendo utilizados em pró dos municípios escolhidos.. um arraso! Além disso, Miguel contou pra gente que estão trazendo o Zé Carioca de volta para esse mundo mágico. Demais!

Além desses representantes incríveis que cada parceria trouxe, vieram ícones de diversas modalidades esportivas, como Robson Caetano (um fera no atletismo e uma doçura de pessoa) que disse que a única coisa que falta para a Caravana é um mascote (também acho), um com a cara do projeto que conte as histórias vividas dentro dele; Rivelino (jogador de futebol tricampeão do mundo em 1970); Zezé Sales (atleta do handebol de areia); ex-tenista Patrícia Medrado, entre muuuuitos outros. Ah, todos eles receberam uma homenagem em placa por suas colaborações dentro do projeto. E além deles, parando a festa com uma música que te levou diretamente para Orlando, a Disney trouxe o Mickey e o Pateta para deixar aquele gostinho de magia e aquela vontade gritante, de todos os presentes, em dar um abraço e tirar uma foto com esses ícones mundiais. 

E voltando a falar da incrível Ana Moser, em uma conversa paralela ela, que ganhou a 1ª edição do O Aprendiz Celebridades, contou que essa experiência mudou seu pensamento, que TUDO é possível! Pois lá ela teve que ser muito ousada, arriscando, ser rápida e arrojada; e isso está levando para a Caravana, ajudando-a a lidar com todas as situações. E, claro, não podíamos deixar de falar do vôlei, mas para os amantes desse esporte e para os apaixonados pelo futebol, ela confirmou o que eu já previa: o vôlei nunca terá o espaço que o futebol tem! Disse que são coisas diferentes, o futebol é a única efetiva cultura esportiva no Brasil, porque está na casa de cada brasileiro.

E foi assim que terminou essa festa cheia de emoções e experiências compartilhadas. As comunidades são indicadas pela UNICEF, mas elas também podem fazer movimento, se tiverem interesse em participar da Caravana do Esporte. Então, o processo é mandar um email para o Instituto Esporte e Educação: www.esporteeducacao.org. Mande um email, o perfil da sua comunidade, o IDH, o IDI da comunidade; então passará por uma avaliação, porque os critérios são sempre os números mais baixos de indicadores sociais.

Comentários:
Aguardem novas promoções

novidades em breve

[Veja mais]

NOME
E-MAIL
BANDA
MÚSICA
 
  • 01.   CPM 22 - Perdas

    02.   Nx Zero - Modo Avião

    03.   Scalene - Surreal

    04.   Fly - Cabelo de Algodão

    05.   Tiago Iorc - Dia Especial

    06.   Luan Santana - Escreve aí

    07.   Banda do Mar - Mais Ninguém

    08.   Efelix - Segundo Plano

    09.   Against the Current - Talk

    10.   Supercombo - Piloto Automático

    11.   Scambo - Roda Gigante

    12.   Foo Fighters - Something From Nothing

    13.   Scracho - Divina Comédia

    14.   Versalle - Verde Mansidão

    15.   Mc Biel - Pimenta

    16.   Instinto - Agradeço ao Rock N' Roll

    17.   Paramore - Last Hope

    18.   Violetta - Euforia

    19.   Theodor - Adeus

    20.   Urbana Legion - Tempo Perdido

107HC, HCNOAR, direitos de imagem, audiovisual, idealização são todos reservados para Rede HCNOAR Produções